FANDOM

Aprendiz Celebridades é a décima temporada do reality show O Aprendiz, atualmente em exibição no Brasil pela Rede Record desde 22 de abril de 2014.[1] Mais uma vez apresentada pelo empresário Roberto Justus, a atração desta vez não envolve profissionais anônimos disputando um contrato de emprego, e sim celebridades competindo pelo prêmio.[1] Renato Santos retorna como conselheiro ao lado do diretor de teatro Cacá Rosset.[2] Justus também mencionou que o público do programa será seu terceiro conselheiro através da internet, enviando perguntas para os participantes do programa.[3]

O vencedor da temporada receberá um milhão de reais para si mesmo e uma quantia a ser definida para presentear uma instituição de caridade de sua preferência.[3] A edição terá 24 episódios, exibidos às terças e quintas.[3]

CandidatosEditar

Aprendiz Celebridades traz um elenco composto por quinze participantes, o menor número entre todas as temporadas.[1] Uma dinâmica preliminar selecionou os dois primeiros líderes da temporada, que puderam formar suas próprias equipes. A mesma dinâmica eliminou a atriz Alexia Dechamps antes do início da disputa. A edição apresentou ainda o Desafio do Líder, um exercício disputado antes de cada tarefa pelos líderes de equipe e que garante ao vencedor uma vantagem competitiva à sua equipe na tarefa.

Celebridade Ocupação Equipe original Idade Origem Instituição filantrópica Resultado
Amon Lima Violinista Fênix 37 Porto Alegre Associação Nosso Sonho
Ana Moser Ex-jogadora de vôlei / Presidente de instituto esportivo Next 45 Blumenau
Andréa de Nóbrega Atriz / Apresentadora Next 45 São Paulo
Beth Szafir Socialite Fênix 65 São Paulo Projeto Pró Ela

[4]

Christiano Cochrane Ator / Apresentador Next 42 Rio de Janeiro
Priscila Machado Modelo Next 28 Canoas
Raul Boesel Ex-piloto de automobilismo / DJ Fênix 56 Curitiba
Michele Birkheuer Modelo / Empresária Fênix 34 Passo Fundo Demitida na tarerfa 7
(05-06-2014)
Mônica Carvalho Atriz Fênix 43 Rio de Janeiro Demitida na tarefa 6
(29-05-2014)
Nahim Cantor Next 61 Miguelópolis Lar Escola Cairbar Schutel Demitido na tarefa 5
(22-05-2014)
Pedro Nercessian Ator / Produtor cultural Fênix 28 Rio de Janeiro Retiro dos Artistas

[5]

Demitido na tarefa 4
(15-05-2014)
Maria Cândida Jornalista Next 42 São Paulo Instituto Verdescola

[6]

Demitida na tarefa 3
(08-05-2014)
Kid Vinil Músico / Cantor Next 59 Cedral Demitido na tarefa 2
(01–05–2014)
Nico Puig Ator / Designer Fênix 41 São Paulo Asilo O Raiar do Sol Demitido na tarefa 1
(24–04–2014)
Alexia Dechamps Atriz 45 Buenos Aires Instituto Renctas

[7]

Eliminada
(22–04–2014)

EpisódiosEditar

Episódio 1 (22–04–2014)Editar

Dinâmica preliminar
  • Objetivo da dinâmica: Em um picadeiro, os candidatos deveriam, num curto período de tempo, entreter os espectadores através de improviso.
  • Vencedores da dinâmica: Nahim e Nico Puig
    • Prêmio: Os dois candidatos se tornaram os primeiros líderes da temporada e puderam formar suas equipes.
  • Perdedoras: Ana Moser, Alexia Dechamps e Beth Szafir
  • Motivo da derrota: As participantes não fizeram bom uso do pouco tempo disponível e foram apontadas como tendo as piores performances entre os 15 candidatos.
    • Indicadas para a Sala de Reunião: Ana Moser, Alexia Dechamps e Beth Szafir
    • Opinião dos Conselheiros: Rosset e Santos optaram pela eliminação de Alexia Dechamps, por ter assumido uma postura pessimista nos exercícios realizados por Justus durante a Sala de Reunião.
  • Eliminada: Alexia Dechamps, por demonstrar insegurança durante o processo.
  • Observações:
    • As três participantes indicadas para a Sala de Reunião não participaram da primeira tarefa, pois a escolha de quem deixaria o programa foi feita em paralelo. Ana Moser e Beth Szafir integrarão as equipes já existentes a partir da segunda tarefa.
    • Alexia Dechamps foi eliminada ao invés de demitida, pois deixou o programa antes da competição se iniciar.

Episódio 2 (24–04–2014)Editar

Tarefa 1
  • Objetivo da tarefa: Arrecadação de dinheiro através de venda de alimentos em feira livre.[8]
  • Líder da Equipe Next: Nahim[8]
  • Líder da Equipe Fênix: Nico Puig[8]
  • Desafio do Líder: Realizar uma série de exercícios envolvendo conhecimentos sobre frutas e verduras.
    • Vantagem competitiva: R$ 2500,00 para compra de alimentos adicionais na tarefa (Next).
  • Equipe vencedora: Next[8]
  • Equipe perdedora: Fênix[8]
  • Motivo da derrota: As duas equipes pecaram por não investir toda a verba disponibilizada para a realização da tarefa, mas a Fênix acabou arrecadando menos dinheiro nas vendas.[8]
    • Indicados para a Sala de Reunião: Nico Puig, Amon Lima e Pedro Nercessian[8]
    • Opinião dos Conselheiros: Rosset indicou Amon Lima para a demissão pela pouca presença na tarefa. Santos, por sua vez, se mostrou mais incomodado com a postura questionadora de Pedro Nercessian.
  • Demitido: Nico Puig, por não ter desempenhado um papel firme de liderança.[8]
  • Observações:
    • O escopo da tarefa e o Desafio do Líder foram exibidos no episódio anterior.

Episódio 3 (30–04–2014)Editar

Tarefa 2 (1ª parte)
  • Reestruturação de equipes: Beth Szafir e Ana Moser retornam à competição. Ana Moser foi escolhida por Christiano Cochrane para participar da Next e Beth Szafir se integrou à Fênix.
  • Líder da Equipe Next: Christiano Cochrane
  • Líder da Equipe Fênix: Amon Lima
  • Desafio do Líder: Bateria de testes físicos e de raciocínio em campo militar.
    • Vencedor: Christiano Cochrane

Episódio 4 (01–05–2014)Editar

Tarefa 2 (2ª parte)
  • Objetivo da tarefa: Troca sucessiva de objetos ou serviços em busca de maior valor agregado, começando com um dedal.
  • Vantagem competitiva: Diminuição do número mínimo exigido de trocas de 10 para 8 (Next).
  • Equipe vencedora: Fênix
  • Equipe perdedora: Next
  • Motivo da derrota: A equipe entregou como resultado final uma campanha de uma apresentadora de TV avaliada em R$ 1 milhão por sua empresária; porém, esta campanha teria sido feita gratuitamente para uma instituição de caridade.
    • Indicados para a Sala de Reunião: Christiano Cochrane, Nahim e Kid Vinil
    • Opinião dos Conselheiros: Santos aconselhou Justus a demitir Kid Vinil por falta de contribuição na tarefa. Já Rosset preferiu a demissão de Nahim pela dificuldade de ser liderado.
  • Demitido: Kid Vinil, por apresentar um perfil menos enfático do que os outros candidatos.

Episódio 5 (06–05–2014)Editar

Tarefa 3 (1ª parte)
  • Líder da Equipe Next: Ana Moser
  • Líder da Equipe Fênix: Raul Boesel
  • Desafio do Líder: Completar sete obstáculos de olhos vendados no menor tempo possível, com a orientação dos outros membros da equipe.
    • Vencedora: Ana Moser

Episódio 6 (08–05–2014)Editar

Tarefa 3 (2ª parte)
  • Objetivo da tarefa: Vender produtos inusitados em apenas 12 horas.
  • Vantagem competitiva: Prazo maior para cumprir a prova, com mais 2 horas (Next).
  • Equipe vencedora: Fênix
  • Equipe perdedora: Next
  • Motivo da derrota: A equipe não aproveitou todo o tempo disponível para realizar a prova e não se preocupou com planejamento prévio.
    • Indicados para a Sala de Reunião: Ana Moser, Maria Cândida e Nahim
    • Opinião dos Conselheiros: Rosset e Santos apontaram Maria Cândida como a candidata a ser demitida por pouca presença ao longo da edição.
  • Demitida: Maria Cândida, por demonstrar uma apatia na execução das tarefas que não combinava com sua personalidade.
  • Observações:
    • Na segunda parte da Sala de Reunião, Justus decidiu poupar Ana Moser pelo seu bom desempenho no Desafio do Líder e a enviou de volta ao hotel.

Episódio 7 (13–05–2014)Editar

Tarefa 4 (1ª parte)
  • Líder da Equipe Next: Priscila Machado
  • Líder da Equipe Fênix: Pedro Nercessian
  • Desafio do Líder: Completar um percurso de carro em marcha-ré em menos tempo, com 6 paradas para um membro da equipe responder uma pergunta.
    • Vencedora: Priscila Machado

Episódio 8 (15–05–2014) Editar

Tarefa 4 (2ª parte)
  • Objetivo da tarefa: Participar de três situações cotidianas da Marinha Brasileira, em que seriam julgados em notas de 0 a 10 pelos coronéis do local.
  • Vantagens competitivas: 15% de pontos a mais no resultado final e a possibilidade de escolha do início da tarefa.
  • Equipe vencedora: Next
  • Equipe perdedora: Fênix
  • Motivo da derrota: Resultado final inferior ao da equipe vencedora.
    • Indicados para a Sala de Reunião: Pedro Nercessian, Amon Lima e Raul Boesel
    • Opinião dos conselheiros: Ambos os conselheiros optaram pela demissão de Pedro Nercessian, por falhas na liderança e por indicar erroneamente os participantes da Sala de Reunião.
  • Demitido: Pedro Nercessian, por detalhes negativos em sua participação nas quatro tarefas já realizadas.
  • Observações:
    • A equipe que mais acumulou pontos durante a tarefa foi a Fênix, mas, devido a vantagem competitiva que seu time adversário tinha, a Next foi a vencedora do desafio.
    • Originalmente, Pedro Nercessian escolheu indicar Amon Lima e Michele para a segunda parte da Sala de Reunião. Porém, antes disso acontecer, Justus exibiu um depoimento, no qual o comandante da Marinha dizia que Michele Birkheuer tinha sido a melhor participante, entre as duas equipes, a executar a tarefa. Assim sendo, Justus decidiu poupar Michele Birkheuer da eliminação e ordenou que Pedro Nercessian escolhesse um novo concorrente para ser mandado de volta à sala. O líder escolheu Raul Boesel.

Episódio 9 (20–05–2014)Editar

Tarefa 5 (1ª parte)
  • Líder da Equipe Next: Andréa de Nóbrega[9]
  • Líder da Equipe Fênix: Beth Szafir[9]
  • Desafio do Líder: Completar um labirinto virtual utilizando a equipe para decifrar os caminhos corretos através de símbolos encontrados no caminho.[9]
    • Vencedora: Andréa de Nóbrega[9]

Episódio 10 (22–05–2014)Editar

Tarefa 5 (2ª parte)
  • Objetivo da tarefa: Divulgar uma marca de chocolates com ações de marketing nas ruas de São Paulo.[10]
    • Vantagem competitiva: 10% de vantagem na pontuação das ações (Next).
  • Equipe vencedora: Fênix[10]
  • Equipe perdedora: Next[10]
  • Motivo da derrota: As ações escolhidas pela equipe não foram as mais adequadas e a marca foi utilizada de forma inadequada no material gráfico produzido.[10]
    • Indicados para a Sala de Reunião: Andréa de Nóbrega, Ana Moser e Nahim[10]
    • Opinião dos Conselheiros: Andréa de Nóbrega foi apontada por Rosset, pela incapacidade de administrar Nahim durante a execução da tarefa. Santos preferiu indicar Nahim por ser impossível de liderar.
  • Demitido: Nahim, por não se mostrar disponível para trabalhar em equipe e não aproveitar as chances recebidas anteriormente.[10]

Episódio 11 (27–05–2014)Editar

Tarefa 6 (1ª parte)
  • Líder da Equipe Fênix: Mônica Carvalho
  • Desafio do Líder: Realizar uma caçada pelos participantes de sua equipe na cidade de São Paulo através de mensagens enigmáticas, que ficavam com alguém, que só entregava o envelope apos o líder dizer "Vitoria", a nova novela da Record, num tempo limitado de uma hora. Por a equipe Next ter menos participantes que a Fênix, foram inseridos na disputa mais alguns pontos.
    • Vencedor: Christiano Cochrane

ResultadosEditar

Celebridade Equipe¹ Resultado Recorde como líder
Tarefa 1 Tarefa 2
Amon Lima Fênix Fênix 1–0 (vitória na tarefa 2)
Ana Moser Next 0-1 (derrota na tarefa 3)
Andréa de Nóbrega Next Next 0-1 (derrota na tarefa 5)
Beth Szafir Fênix 1-0 (vitória na tarefa 5)
Christiano Cochrane Next Next 1–1 (vitória na tarefa 6, derrota na tarefa 2)
Priscila Machado Next Next 1-0 (vitória na tarefa 4)
Raul Boesel Fênix Fênix 1-0 (vitória na tarefa 3)
Michele Birkheuer Fênix Fênix Demitida na tarefa 7 0-1 (derrota na tarefa 7)
Mônica Carvalho Fênix Fênix Demitida na tarefa 6 0-1 (derrota na tarefa 6)
Nahim Next Next Demitido na tarefa 5 1–0 (vitória na tarefa 1)
Pedro Nercessian Fênix Fênix Demitido na tarefa 4 0-1 (derrota na tarefa 4)
Maria Cândida Next Next Demitida na tarefa 3
Kid Vinil Next Next Demitido na tarefa 2
Nico Puig Fênix Demitido na tarefa 1 0–1 (derrota na tarefa 1)
Alexia Dechamps Eliminada

Predefinição:FnbComo o formato de episódios de Aprendiz Celebridades é diferente do apresentado nas temporadas anteriores, a tabela apresenta as configurações de equipe de acordo com as tarefas exibidas.

  1. 1,0 1,1 1,2 You must specify title = and url = when using {{cite web}}..
  2. You must specify title = and url = when using {{cite web}}..
  8. 8,0 8,1 8,2 8,3 8,4 8,5 8,6 8,7 You must specify title = and url = when using {{cite web}}..
  9. 9,0 9,1 9,2 9,3 You must specify title = and url = when using {{cite web}}..
  10. 10,0 10,1 10,2 10,3 10,4 10,5 You must specify title = and url = when using {{cite web}}..