FANDOM


Aprendiz1

O Aprendiz é um reality show de negócios brasileiro, que utiliza-se do mesmo formato do programa estadunidense The Apprentice, originalmente apresentado pelo empresário Donald Trump.

Entre 2004 e 2009, o programa foi comandado pelo publicitário Roberto Justus, presidente do Grupo Newcomm. Com a saída de Justus para o SBT, a atração foi apresentada em 2010 e 2011 pelo empresário João Doria Júnior, presidente do grupo Doria Associados. Após um ano de hiato, O Aprendiz terá Justus de volta ao comando em 2013, com candidatos que competiram nas edições anteriores.[1]

O reality show é produzido e exibido pela Rede Record, que contou com a parceria do canal pago People + Arts nas três primeiras temporadas.

O Aprendiz foi sucesso de audiência nas primeiras temporadas e recebeu uma indicação ao Troféu Imprensa de 2005 como melhor programa de TV. Com o passar dos anos, a audiência não se manteve e apresentou quedas significativas. Em 2012, a Rede Record havia revelado que não teria planos para continuar a exibição do programa, mas alterou a estratégia e apresentou a atração mais uma vez no ano seguinte, com ex-participantes competindo por uma segunda chance ao prêmio.[2][3]

A décima edição do programa já está confirmada para 2014, trazendo celebridades ao invés de candidatos anônimos na disputa.

Sinopse Editar

No programa, 16-18 candidatos concorrem a um contrato em uma empresa, por pelo menos um ano, pago pelo patrocinador do programa (algumas edições envolveram disputas por prêmios diferentes). Divididos em duas equipes, os candidatos concorrem realizando uma série de tarefas envolvendo vendas, marketing, promoções, negócios imobiliários, finanças, ações beneficentes, publicidade e gerenciamento de negócios, bem como arrecadação de fundos, administração de bens e realização de eventos de grandes proporções. Cada equipe, após escolher um líder, tem apenas alguns dias para realizar sua tarefa relacionada ao mundo corporativo, lidando muitas vezes com quantias de milhares de reais. Tendo que seguir regras rigorosas, são julgados pelo apresentador, que conta com a ajuda de conselheiros nessa tarefa.

TarefasEditar

No início da edição, os candidatos são divididos em duas equipes e recebem uma série de tarefas baseadas no mundo corporativo, desenhadas para avaliar habilidades em vendas, negociação, apresentação, liderança, trabalho em equipe e organização, com cada episódio envolvendo a conclusão de uma destas tarefas. Antes de começarem a trabalhar, cada equipe escolhe um líder para guiar os outros participantes durante a execução da tarefa. Uma vez, os líderes foram escolhidos pelo apresentador. As equipes são acompanhadas durante as tarefas por conselheiros, que elaboram dossiês a respeito do desempenho dos integrantes. Conforme os candidatos são demitidos, a composição das duas equipes é periodicamente reestruturada. 

Resultados e demissõesEditar

Após a conclusão da tarefa, as equipes se direcionam para um ponto de encontro, onde o apresentador, juntamente com os conselheiros, revelam os resultados e nomeiam uma das equipes como vencedora (com base em critérios específicos para cada tarefa), que recebe uma recompensa.

A equipe derrotada é enviada para as acomodações que o programa provém e os participantes normalmente discutem seus erros na tarefa. Posteriormente são enviados para uma sala de reunião onde são submetidos a uma avaliação mais detalhada do apresentador: o líder da equipe é orientado a escolher dois integrantes para acompanhá-lo em uma fase final de interrogações. Normalmente, estes dois são os membros com o pior desempenho, mas em tese o líder pode agir estrategicamente e tentar eliminar candidatos mais fortes da competição, ou ainda fazer suas escolhas se baseando na personalidade. As discussões frequentemente são acaloradas pois os candidatos tentam culpar uns aos outros pela derrota. Por fim, o apresentador elimina um dos três com a frase "você está demitido", e este candidato deixa a competição. Em algumas ocasiões, dois candidatos foram demitidos na mesma tarefa.

O participante demitido é então observado entrando em um táxi para voltar para casa, onde é rapidamente entrevistado para refletir sobre sua participação e/ou eliminação. Os candidatos poupados retornam às acomodações providenciadas pelo programa, onde aguardarão com os demais a próxima tarefa.

Etapas finaisEditar

Quando o número de candidatos é reduzido para um total de três ou quatro participantes, estes passam a competir individualmente. Nas três primeiras temporadas, esta etapa envolvia entrevistas com executivos da confiança de Justus e resultava na seleção de dois finalistas. Nas temporadas seguintes, após a concretização da parceria entre o programa e o SEBRAE, as entrevistas foram substituídas por uma tarefa prática individual, que normalmente busca avaliar a capacidade de empreendedorismo e lidar com o imprevisto. Na temporada mais recente, a tarefa aplicada para definição dos finalistas foi um quiz show.

Quando os finalistas são revelados, avançam para a última etapa do processo e devem realizar uma tarefa final com equipes formadas por candidatos demitidos anteriormente. Após a conclusão desta tarefa, ambos são avaliados pela última vez em uma Sala de Reunião com o apresentador e seus conselheiros, da qual um deles será vitorioso e receberá o prêmio. O participante "contratado" nem sempre é aquele que venceu a tarefa final, pois a decisão é embasada em toda a trajetória dos finalistas.

Referências Editar